O plano de marketing, é um documento extremamente importante para o seu negócio, e que vai orientar as ações que a sua empresa deve tomar para atingir seus objetivos no mercado. São algumas etapas do planejamento estratégico de marketing para ser utilizado de forma prática na sua empresa.
1 – Análise da atual situação da empresa;
Para começarmos, essa etapa diz respeito a análise da atual situação em que a sua empresa se encontra. Fazemos uma análise SWOT, que é levada em consideração os seguintes aspectos da empresa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, sejam elas internas ou externas.
2 - Análise de mercado;
Aqui é levantado dados de mercado, para serem investigados os fatores que podem afetar a atuação da empresa no período de execução do Plano. Trabalhamos as 5 forças de Porter, que analisam os concorrentes entre si, poderes de clientes e fornecedores, ameças de produtos e serviços e novos concorrentes.
3 - Benchmark;
Benchmarking ou Análise de concorrência, como você preferir! Nesta etapa, identificamos os seus principais concorrentes (diretos e indiretos) e podemos ver os pontos de melhorias e acertos do seu negócio. E fique tranquilo, não importa o tamanho da sua empresa, fazer benchmarking é extremamente fundamental.
4 - Definição de Publico Alvo e Personas;
Depois das pesquisas iniciais, é selecionado e definido o grupo de consumidores com características demográficas, psicográficas e comportamentais semelhantes, para quem será direcionado as estratégias do Plano. Com seu auxílio, montamos juntos o público ideal para sua marca.
5 - Definição de posicionamento;
Definir um posicionamento de mercado significa pensar em como a empresa quer ser percebida pelos consumidores. O posicionamento constrói uma imagem única, diferenciada e relevante na mente do público, despertando a sua identificação com o público, e conquista um espaço na mente dos consumidores e influenciando suas decisões de consumo.
6 - Definição de objetivos,
Definição de objetivos ou Plano de ação, é a definição dos objetivos que se pretende alcançar a curto, médio ou longo prazo. É preciso que eles sejam claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo bem definido no tempo.
• Briefing, onde você me passa as informações necessárias que preciso sobre sua empresa
• Pesquisa, aqui é elaborado os passos descritos anteriormente
• Rascunho, começamos a dar andamento ao projeto
• Criação, definimos o que faz sentido a sua marca
• Apresentação, reunião de apresentação do projeto finalizado
• Entregas e fechamento de arquivos, entrega dos materiais referentes ao projeto
• Posicionamento de redes sociais, para quem ainda não tem uma estratégia definida, com as definições para criação de conteúdo nas mídias digitais;
• Direcionamento, para dar o pontapé inicial na sua equipe de marketing;
• Definição de estratégia de Marketing, para você iniciar no tráfego pago e segmentações corretas para a performance paga da sua marca;
Para iniciarmos o serviço de Social Media na sua empresa, passamos por aqui no Plano primeiro.
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